Diferença entre Toner e Cartucho

Blog

Pra quem está começando a se aventurar ou quer entender um pouco mais sobre as impressoras e seus suprimentos, nada como uma explicação básica sobre a diferença entre cartuchos de toner e tinta.

O primeiro passo é saber de qual tipo de impressora estamos falando, tendo como opções, as impressoras a laser ou jato de tinta e até mesmo as offset. Sabendo com qual tipo de impressora estamos lidando, fica muito fácil!

São dois os tipos de tintas existentes, que abastecem todos os tipos de máquinas que imprimem no mercado:

O Cartucho de toner nada mais é do que a tinta em pó

Ou seja, o Cartucho de toner é carregado em suas cores primárias, sendo conhecidas como CMYK: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K). O toner é colorido e origina impressões de máquinas laser, pois quando o pó é aquecido, transfere através dos cilindros a imagem a ser gravada para o papel.

Já o Cartucho de tinta é um recipiente para tinta líquida

O Cartucho de tinta também vem nas cores primárias (CMYK) – evitando o contato direto com o mecanismo e liberando apenas a quantidade certa no papel. Estes são utilizados em impressoras jato de tinta, em suma mais caseiras e tem durabilidade inferior ao toner, mesmo levando em conta conteúdo impresso, imagem, chapado, texto, dentre outros dados a serem impressos.

Durabilidade

O pó de toner tende a ter maior durabilidade devido ao fácil uso da máquina deste conteúdo em pó, que passando pelo cilindro revelador, transfere tudo o mais que deve ser impresso para o papel, utilizando as leis da física de polos negativos e positivos, tendo em vista que opostos se atraem.

Para não esquecer:

O Cartucho de toner é tinta em pó para impressoras laser e o cartucho de tinta armazena tinta líquida para impressoras jato de tinta. A tecnologia laser é mais recente, tendo sido criado primeiro o método de impressão jato de tinta, mais simples, mais caseiro.

As impressoras laser são mais comuns em gráficas ou mesmo em escritórios / empresas. Elas originam impressões mais chapadas e como se utiliza de aquecimento para imprimir, tende a espelhar a superfície impressa, dando certo brilho e acabamento com aparência envernizada, sendo ideal para a impressão de fotos (a diferença para uma revelação fotográfica é apenas a ausência do verniz final).

Já a impressão jato de tinta feita a partir de cartuchos de tinta líquida, tende a originar um resultado menos uniforme e opaco, além de mais caseiro. É ideal para impressão de textos de rascunho, pequenas impressões rápidas, como boletos, comprovantes, dentre outros documentos de última hora.

Possuímos serviços de motoboy gratuito para retirada e entrega